Quem pode contar até dez?
Athieno Gertrude
Salim Kasamba

Há muito tempo, nas profundezas das florestas,
o Rei Leopardo começou a pensar no futuro. Pensou: "Estou a envelhecer e um dia vou morrer.
Um governante sábio deve escolher um sucessor
enquanto ainda é jovem e saudável."

Mas o Rei Leopardo poderia escolher? Ele amava todos os membros do reino animal da mesma forma!

1

O Rei Leopardo teve uma ideia. Enviou os seus mensageiros para as florestas. E disse-lhes que pedissem a todos os animais do reino que viessem ao palácio.

Ele teria uma grande festa e faria um anúncio importante.

Os mensageiros fugiram para todos os cantos da floresta.

2

Na noite da festa, todos os animais estavam no palácio. Eles cantaram e dançaram e divertiram-se muito.

Depois que a lua se ergueu acima das árvores, o Rei Leopardo veio e ficou no meio da clareira. Os animais pararam de cantar e dançar.
Eles ficaram em silêncio quando o rei começou a falar.

3

Ele pigarreou (tossiu) e disse: "Tenho pensado que é hora de escolher um sucessor. Mas como amo todos vocês igualmente, não consigo decidir quem entre vocês é o mais digno. Então, decidi deixar um concurso decidir por mim."

4

O Rei Leopardo ergueu uma lança. E disse: "o primeiro entre vocês que conseguir lançar esta lança para o céu e contar até dez antes de tocar o solo, será meu sucessor."

5

Quando o Rei Leopardo terminou de falar, os animais ouviram um barulho alto vindo atrás deles. Viraram-se e viram o Elefante com andar pesado, pisando com força no chão, no meio da multidão até à frente.

"Saiam do meu caminho. Eu sou o maior, deveria ser o rei", disse o Elefante.

6

O Elefante pegou na lança e ergueu-a com a sua tromba. Colocou a cabeça para trás e atirou a lança para o céu. "Um! Dois! Três! Oh!" O Elefante começou a chorar.

A lança atingiu o solo na contagem de quatro. O Elefante ficou com raiva e começou a andar com pisar forte. O Rei Leopardo disse-lhe: "Você teve a sua chance".

Então o Elefante foi embora.

7

Depois do Elefante sair, os animais começaram a conversar animadamente entre si. Eles foram novamente perturbados por um barulho alto vindo da multidão.

O javali vinha a correr dizendo: "Saia da minha frente. saia da minha frente. Eu vou ser rei. Tenho os maiores músculos. Sou o mais forte. Eu deveria ser rei".

8

O Javali recostou-se, agarrou a lança e atirou-a para o céu.
"Um! Dois! Três! Quatro! Cinco! Oh! Gritou ele.

A lança caiu na contagem de seis. Ele estava tão zangado. Fumegou e jogou nuvens de sujeira no ar.
Leopardo disse: "Javali, você só joga uma vez e você teve a sua chance". O Javali teve que sair.

9

Depois disso, os animais começaram a dizer coisas como: "Este concurso é difícil! O Elefante não conseguiu, e ele é muito grande. O Javali também não conseguiu e ele é muito forte. Ninguém pode ganhar esse concurso!"

Foi então, que eles ouviram outro som vindo do fundo da multidão. Quando os animais olharam em volta, não conseguiam acreditar no que viam.

10

Eles viram um grande macaco avançando. Enquanto Ape se movia, ele gritava: "Eu posso fazer isso. Eu sei que posso fazer isso. Eu posso fazer isso."

Ape pegou a lança e recuou. Puxou o braço para trás, avançou, saltou no ar e jogou a lança para o céu.

"Um! Dois! Três! Quatro! Cinco! Seis! Sete! Oh! Gritou o Macaco.

11

A lança atingiu o solo na contagem de oito.

Ape estava chateado. Ele estava com tanta raiva que começou a virar-se, reclamando e dando todo o tipo de desculpas.

Mas o Rei Leopardo disse-lhe: "Não, Macaco, você só tem uma chance." E então o macaco teve que partir.

12

Alguns dos animais viraram-se e começaram a voltar para casa. Quando estavam a sair, eles viram um pequeno antílope vindo no meio da multidão. Enquanto trotava, ela disse: "Espere, espere. Deixe-me tentar. Eu consigo. Eu consigo. Deixe-me tentar."

Quando os animais ouviram as suas palavras, todos começaram a rir.

13

O Rei Leopardo deu um pulo e gritou com raiva: "Pare! Não gozem com o Antílope! Quem pode dizer que os animais pequenos não podem fazer coisas que os animais grandes podem fazer? Se o Antílope quiser ter uma oportunidade, ele receberá a mesma oportunidade que todos os outros animais tiveram. Portanto, chegue-se para tras e deixe o Antílope lançar a lança."

14

Antelope curvou-se ao seu rei, virou-se e levou a lança na boca. Recuou e com toda a força do seu pequeno corpo começou a correr. Quando ela alcançou o centro da clareira, ela saltou alto.

Ela respirou fundo, soltou a lança e gritou: "Cinco e cinco são dez." A lança atingiu o chão.

15

Todos os animais ficaram quietos. Eles estavam confusos. O Rei Leopardo explicou: "Sim, Antílope! Cinco mais cinco é outra maneira de chegar a dez. Há mais uma maneira de contar até dez."

A competição não era para encontrar o animal maior ou mais forte. Foi um concurso para encontrar o animal mais inteligente! Foi assim que Antílope se tornou rainha quando Leopardo morreu.

16
You are free to download, copy, translate or adapt this story and use the illustrations as long as you attribute in the following way:
Quem pode contar até dez?
Author - Athieno Gertrude, Owino Ogot
Translation - Susana Juzarte
Illustration - Salim Kasamba
Language - Portuguese
Level - Longer paragraphs