A Hiena E a Tartaruga
Alice Mulwa
Salim Kasamba

Há muito tempo, na aldeia de Mkosi, vivia uma hiena gananciosa.

1

Numa aldeia vizinha, vivia uma tartaruga tímida. A hiena e a tartaruga eram amigas.

2

A hiena ouviu dizer que, além de um rio a oeste, havia abelhas que faziam um mel delicioso. Estas abelhas viajavam uma vez por ano e ficavam longe das colmeias durante toda uma semana. "Temos de conseguir chegar ao mel enquanto as abelhas estão fora", disse a hiena à tartaruga.

3

A tartaruga tinha medo de ir, mas era demasiado tímida para o recusar. A manhã seguinte, os dois animais partiram em busca das colmeias. A hiena afastou-se muito rápido, enquanto a tartaruga se arrastava com medo.

4

Subiram uma colina, desceram um vale e atravessaram uma planície. Depois, atravessaram o grande rio do oeste e andaram mais um pouco.

5

Finalmente, viram as colmeias em árvores, num monte. A hiena correu em direção às árvores, cheia de energia. A tartaruga quase desmaiava, de tanta fome e cansaço que sentia.

6

Quando a hiena chegou à colmeia maior, não perdeu tempo. Chamou a tartaruga e disse: "Rápido, sobe a árvore e deita a colmeia ao chão."

7

A tartaruga subiu a árvore com alguma dificuldade, sabendo que podia escorregar a cair. Isto aborreceu a hiena, que começou a gritar.

8

Quando a tartaruga conseguiu tocar na colmeia, ouviu o zumbido das abelhas. Ainda estavam dentro da colmeia! A tartaruga assustou-se e caiu da árvore. A colmeia grande também caiu.

9

A colmeia aterrou em cima da tartaruga. Ficou completamente coberta de mel e por isso, estava bem camuflada! A hiena começou a lamber o mel e as abelhas não ficaram nada contentes.

10

As abelhas picaram a hiena em todo o lado e a hiena decidiu fugir para se salvar, mas as abelhas seguiram-na.

11

A hiena desceu o monte, atravessou o rio, atravessou a planície e entrou no vale. As abelhas não a largaram durante todo o caminho, sempre a picá-la.

12

A tartaruga, ainda debaixo da grande colmeia, percebeu um grande silêncio. A colmeia e o mel tinham secado em suas costas.

13

Logo a tartaruga percebeu que já não precisava rastejar para um arbusto para se esconder. Seu casco novo e duro de mel poderia protegê-la.

14

A hiena estava tão cansada e cheia de picadas que acabou desmaiando antes que chegasse em casa. Quando acordou, descobriu que as picadas tinham deixado manchas em seu pelo.

15

E foi assim que a tartaruga ganhou sua casca dura, e a hiena suas manchas no pelo. A hiena jurou que nunca voltaria a roubar. Mas a hiena e a tartaruga já não são mais amigas.

16
You are free to download, copy, translate or adapt this story and use the illustrations as long as you attribute in the following way:
A Hiena E a Tartaruga
Author - Alice Mulwa
Translation - Translators without Borders, Nádia Morais
Illustration - Salim Kasamba
Language - Portuguese
Level - First paragraphs