A Floresta De Cobras
Joseph Sanchez Nadimo
Rob Owen

A aldeia de Sinyaire é cercada por colinas. Muitas cobras vivem na floresta dessas colinas. A maior cobra era chamada de Unyalego pelos homens da aldeia. Essa cobra assustou muitas pessoas porque engoliu cabras e carneiros inteiros.

1

Um dia, as irmãs Apiyo, Ajoh e Atieno estavam indo para a floresta buscar lenha. A avó das meninas alertou: "Cuidado com Unyalego, a cobra gigante. Não pegue mais nada da floresta além da lenha." Ajoh foi a única que não prestou atenção em sua avó.

2

As meninas embalaram leite, bananas, batatas-doces e água. Elas pegaram cordas para amarrar a lenha e um facão afiado para cortar a madeira. Logo após, saíram para a floresta.

3

No caminho, as irmãs conversaram e riram. De repente, Apiyo, a mais velha, disse: "Quietas. Estamos passando por onde mora Unyalego."

4

Atieno chamou as outras: "Olhem, os dentes de ouro do Unyalego. Vamos pegá-los." Apiyo lembrou as irmãs: "Não se esqueçam do que disse a vovó. Não devemos pegar mais nada da floresta além da lenha."

5

Ajoh disse: "Não acredito na vovó. Acho que ela só disse isso para que a gente pare de ter o que queremos. Ela sente ciúmes de nós. Vou pegar os dentes de ouro." As irmãs ficaram preocupadas. "Ajoh, nós avisamos", elas disseram. Ajoh não se importou.

6

Logo em seguida, Unyalego chegou procurando pelos seus dentes. Ele ficou furioso por não encontrar seus dentes de ouro em parte alguma. Unyalego ouviu as meninas conversando e dando risada. Ele se escondeu embaixo de uma pedra ao lado da estrada onde as meninas passariam.

7

As irmãs carregavam as lenhas na cabeça. De repente, elas ouviram: "Hzzzzzzzz!" Elas ficaram apavoradas e tentaram se esconder. Era Unyalego, com sua boca enorme aberta, pronto para abocanhar.

8

Unyalego pergunto às meninas: "Quem pegou meus dentes de ouro?" Ninguém respondeu. A cobra decidiu testar as meninas. "Quem for inocente será capaz de cantar sem cometer erro algum. Ela irá para casa com sua lenha. Mas a que for culpada cometerá erros. Ela será minha comida para os próximos três dias!"

9

Apiyo começou a cantar com a voz clara. Em seguida, Atieno cantou a música.

10

Por último, foi a vez de Ajoh. Ela estava com medo. Ela se aproximou e começou a cantar. Mas sua canção soava horrível e as palavras estavam erradas. Unyalego gritou: "Não consegue cantar direito com as outras?" A cobra soube que Ajoh pegou os dentes de ouro.

11

Unyalego engoliu Ajoh. Suas irmãs voltaram correndo para a aldeia para contar a história.

12
You are free to download, copy, translate or adapt this story and use the illustrations as long as you attribute in the following way:
A Floresta De Cobras
Author - Joseph Sanchez Nadimo
Translation - Translators without Borders, Debora Santos
Illustration - Rob Owen
Language - Portuguese
Level - First paragraphs