

Lucas 8:5-15
Jesus contou esta parábola—
Certo homem saiu para semear.
Enquanto semeava, uma parte das sementes caiu pelo caminho e foi pisada pelas pessoas e comida pelas aves do céu.
Outra parte caiu num terreno onde havia muitas pedras e, quando começou a brotar, secou por falta de humidade.
Outra parte das sementes caiu entre espinhos. Os espinhos cresceram junto com as plantas e as sufocaram.
Uma outra parte ainda caiu em terra boa e, ao crescer, produziu cem vezes mais grãos do que foi semeado.
E, depois de dizer estas coisas, Jesus exclamou: "Aquele que pode me ouvir, ouça!"
Os discípulos perguntaram-lhe o que ele queria dizer com aquela parábola. Jesus então disse: "A vocês é dado o privilégio de conhecer os segredos do reino de Deus, mas a todas as outras pessoas tudo é dito por meio de parábolas, para que 'olhem e não enxerguem, ouçam e não compreendam.'"
"O que a parábola quer dizer é o seguinte: A semente é a mensagem de Deus."
"As sementes que caíram pelo caminho representam aqueles que ouvem a mensagem. Mas em seguida vem o Diabo e tira a mensagem de seus corações, para que não acreditem e nem sejam salvos."
"As sementes que caíram sobre o terreno onde havia muitas pedras representam aqueles que recebem a mensagem com grande alegria, mas que não têm raiz. Eles acreditam por uns tempos mas, quando são postos à prova, abandonam a fé."
"As sementes que caíram entre os espinhos representam os que ouvem a mensagem mas, por causa das preocupações, das riquezas e dos prazeres da vida, são sufocados e o seu fruto nunca amadurece."
"Aquelas sementes, porém, que caíram em terreno bom representam os que têm corações bons e honestos. Quando eles ouvem a mensagem, a retêm e, pela sua persistência, produzem frutos."

