

Um dia, a senhora 'M'e Maneo plantou uma semente de abóbora. Ela cresceu e tornou-se numa enorme abóbora. Ela bloqueou o caminho da sua horta.
A senhora 'M'e Maneo queria deslocar a abóbora. Ela foi até à sua vizinha. – 'M'e Mapalesa – disse ela – pode, por favor, ajudar-me a deslocar a minha abóbora. Ela está a bloquear o meu caminho. As duas senhoras puxaram e puxaram, mas a abóbora não se moveu.
Elas foram até à senhora 'M'e Masello. – Por favor, ajude-nos a deslocar a abóbora da senhora 'M'e Maneo. – perguntaram elas. A senhora 'M'e Masello veio dar-lhes uma ajuda. As três senhoras puxaram e puxaram a abóbora, mas, mesmo assim, ela não se moveu.
Nesse preciso momento entrou um pequeno verme no jardim da senhora 'M'e Maneo. Ele estava cheio de fome. Ele mordiscou a enorme abóbora. – Para. – disse a abóbora. Mas o pequeno verme mordiscou-a uma vez mais.
– Para! Estás a fazer-me cócegas – disse a abóbora –, isso não me agrada. E a abóbora rolou pelo monte abaixo.
A abóbora parou num campo no fundo do monte. Ela foi encontrada por dois pastores– – O que é que nós vamos fazer com esta abóbora? – perguntaram os pastores. – Vamos comê-la – disseram eles –, ela parece ser deliciosa.
Eles apanharam uma grande pedra e tentaram abrir a abóbora.
– Não! – gritou a abóbora. Os pastores deram um salto atrás. A abóbora começou a abrir-se.
Uma bruxa saiu da abóbora. Ela tinha um braço, um olho e uma perna. Ela tinha um aspeto terrível. – Não me incomodem – disse a moloi com uma voz grossa – Eu sou o chefe da abóbora. A abóbora voltou a fechar –se.
Os pastores ficaram com muito medo. Eles correram a contar o sucedido aos seus pais. – Oh! Nós temos tanta sorte – disseram os pais – Vocês não conhecem a moloi da abóbora? È uma abóbora muito especial – disseram os pais dos pastores – Vocês têm que a deixar em paz.
– A abóbora vai-se abrir outra vez no próximo verão e a moloi vai espalhar sementes de abóbora por todas as nossas aldeias. Nós vamos ter muitas e muitas abóboras para comer – disseram os pais dos pastores.
E então isso aconteceu no próximo verão. A abóbora da senhora 'M'e Maneo abriu-se. Ela estava cheia de muitas e muitas sementes.
A bruxa saiu de dentro da abóbora. Ela escalou para fora da abóbora com a sua única perna. Ela observou todas as aldeias com o seu único olho. Ela espalhou todas essas sementes pelo vale com o seu único braço.
As sementes tornaram-se numas bonitas e enormes abóboras em todas as hortas do vale. Nesse inverno, todas as pessoas do vale tiveram montes de abóboras para comer. Elas foram ter com a senhora 'M'e Maneo e agradeceram-lhe: – Muito obrigado, senhora 'M'e Maneo!

