

Mondli e Mbali viviam na cidade com o seu pai. Aguardavam sempre com ansiedade as suas férias. Não só porque a escola estava fechada, mas porque iam visitar a sua avó. Ela vivia numa aldeia junto de um grande lago.
Mondli e Mbali estavam excitados porque era novamente altura de visitar a sua avó. Na noite antes da partida, fizeram as malas e prepararam-se para a longa viagem a caminho da aldeia dela. Não conseguiram dormir e falaram sobre as férias durante toda a noite.
De manhãzinha cedo, partiram para a aldeia no carro do pai deles. Conduziram por montanhas, animais e quintas. Contaram carros e cantaram canções. Passado algum tempo, as crianças estavam cansadas e adormeceram.
O pai acordou Mondli e Mbali quando chegaram à aldeia. Encontraram Nobuntu, a sua avó, a descansar sobre uma esteira debaixo de uma árvore.
Nobuntu acolheu-os na sua casa e dançou de felicidade pela sua chegada. Os seus netos mal podiam esperar para lhe dar os presentes que tinham trazido da cidade. "Abre primeiro o meu presente", disse Mondli. "Não, o meu presente primeiro!" disse Mbali.
Depois de abrir os presentes, Nobuntu abençoou os netos. Depois, Mondli e Mbali saíram para brincar lá fora. Nobuntu e o filho conversaram sobre a família e contaram as novidades.
Quando escureceu, Mondli e Mbali regressaram a casa para jantarem. Antes de conseguirem acabar de comer, já estavam a adormecer! No dia seguinte, o pai das crianças regressou de carro à cidade e deixou os filhos com Nobuntu.
Mondli e Mbali ajudaram a avó com as tarefas de casa. Iam buscar água e lenha. Recolheram os ovos das galinhas e apanharam legumes no jardim.
Uma manhã, Mondli levou as vacas da avó a pastar. Entraram na quinta do vizinho. O vizinho ficou zangado e ameaçou que ficaria com as vacas por lhe terem devorado as colheitas. Depois desse dia, Mondli certificou-se de que as vacas não voltavam a causar problemas.
Num outro dia, as crianças foram ao mercado com Nobuntu. Aí, ela tinha uma banca onde vendia legumes, açúcar e sabão. Mbali gostava de dizer o preço das coisas aos clientes. Mondli embrulhava os produtos que os clientes compravam.
Mas as férias acabaram demasiado depressa. As crianças tinham de voltar à cidade por causa da escola. Nobuntu deu um boné a Mondli e uma camisola a Mbali. Fez-lhes uma trouxa com comida para a sua viagem de regresso a casa.
Quando o pai chegou para os buscar, não queriam partir. As crianças imploraram a Nobuntu que fosse com eles para a cidade. Ela sorriu e disse: "Estou demasiado velha para a cidade. Mas ficarei aqui à espera da vossa visita nas próximas férias."

