

Era uma vez um bode chamado Igodhoobe. O bode Igodhoobe era o rei dos animais da quinta e dos pássaros. Levava uma boa vida. Um dia, o bode Igodhoobe convocou todos os animais e pássaros para uma reunião.
"Meus amigos, convoquei-vos porque tive um sonho" – disse o rei Igodhoobe. Todos os animais e pássaros permaneceram em silêncio. Ouviam o seu rei atentamente.
"Sonhei que não havia mais comida nem água na terra. Muitos dos nossos parentes morriam!" – disse o rei Igodhoobe. Quando os animais e pássaros ouviram o sonho, ficaram preocupados. "Que podemos fazer?" – perguntou o gato.
A galinha e o pato tiveram uma ideia. Disseram: "Cada um de nós trará comida e pô-la-á no armazém do rei." Todos os animais concordaram com esta ideia.
O rei Igodhoobe criou uma regra. Disse: "Arranjem cordas. Amarrem todos aqueles que não trouxerem comida para o meu armazém. Depois tragam-no até mim."
Pouco tempo depois, chegou a altura de outro rei governar a quinta. Todos os animais e pássaros conheceram e elegeram o gato como o seu novo rei.
Mas o bode Igodhoobe recusou reconhecer o gato como rei. "Eu sou o rei. Não há outro rei. Não obedecerei a outro animal" – disse o bode Igodhoobe.
Os animais levaram comida para o armazém do novo rei. Porém, o Igodhoobe não levou nada. "Quando o bode Igodhoobe era rei, todos nós lhe obedecíamos. Agora ele não quer obedecer ao nosso novo rei. O que lhe havemos de fazer?" – perguntou a vaca.
Todos os animais domésticos e pássaros estavam zangados. "Ele pensa que é diferente de nós" – resmungavam.
O cão disse: "Ajudei-o quando era rei. Não dormia de noite. Estava sempre perto dele, pronto a ajudar."
A ovelha disse: "Dei-lhe a minha lã para agasalhar os seus filhos."
O porco disse: "Quando ele era rei, disse aos seus amigos que eu como muito. Mas eu estava muitas vezes na sua horta a cavar e remover ervas daninhas do seu milho e milhete."
A ovelha perguntou: "O que disse ele? Que comes muito? Será que ele achou que seria rei para sempre?" E depois acrescentou: "Ele tem de perceber que já não é mais rei. Não sei por que razão acha que é tão importante."
Todos os animais riram e concordaram que o bode Igodhoobe levaria comida ao novo rei. O rei Gato ordenou a Igodhoobe que se aproximasse.
Quando os animais foram buscar o bode Igodhoobe, estava sentado de pernas cruzadas. A vaca transmitiu a Igodhoobe o que dissera o novo rei. "Não me aproximarei do gato. Não existe outro rei senão eu. Quando nos tornamos reis, somos reis para sempre", respondeu o bode Igodhoobe.
"Vamos atar-te com cordas e levar-te ao novo rei", disse a ovelha.
Então, a vaca atou o bode Igodhoobe à cauda dela e puxou-o na direção do rei. A ovelha, o pato, o cão, o porco e o galo festejaram enquanto a vaca puxava o bode. Gritaram todos em conjunto: "Leva este bode teimoso ao nosso novo rei!"
A partir de então, todos os bodes se recusam a mexer quando são puxados. Pensam que os estamos a levar à corte real.

