

Há muito tempo, na aldeia de Nyamani, vivia um homem chamado Kiundu. Ele gostava muito de comer. Gostava especialmente de comer carne.
Um dia, o chefe da aldeia convidou todos os aldeãos para o casamento do seu filho.
O Kiundu também ouviu umas pessoas a falar de outra festa de casamento numa aldeia vizinha chamada Katumbi. "Duas festas no mesmo dia!" – pensou Kiundu.
"Tenho de ir às duas festas" – disse o Kiundu para consigo. "Primeiro vou até Katumbi e depois regresso a Nyamani."
O Kiundu acordou cedo e caminhou até à aldeia de Katumbi. Quando chegou, viu que os cozinheiros ainda estavam a preparar a comida. "Vou regressar a Nyamani e volto aqui depois" – decidiu o Kiundu.
O Kiundu regressou a Nyamani à espera de encontrar a carne pronta. Já estava com fome. Mas quando chegou, as pessoas de lá também ainda estavam a preparar a comida.
"Quando saí de Katumbi, estavam a começar a cozinhar" – pensou. "A comida já deve estar pronta agora." Então o Kiundu fez o caminho de volta para Katumbi. Agora já estava com muita fome.
Quando o Kiundu chegou a Katumbi, as pessoas já tinham comido. Os convidados estavam a oferecer presentes aos noivos. Mas o Kiundu não tinha um presente para oferecer. Ele só queria comer.
O Kiundu ficou muito desiludido por perder aquele banquete. Decidiu regressar a Nyamani. Estava com fome, cansado e caminhava muito lentamente.
Quando chegou a Nyamani, as pessoas estavam a cantar e a dançar. Já tinham comido a comida toda!
Quando ouviu que já não havia comida, o Kiundu desmaiou. Não tinha conseguido comer carne em nenhuma das festas. Quando recuperou, só teve direito a um pouco de papa numa taça pequena!
Kiundu voltou para casa novamente a pé, ainda com fome.

