

Era uma vez, dois amigos que viviam juntos, a Hiena e a Lebre. A Hiena era um lavrador esforçado. Ele acordava cedo todos os dias e ia trabalhar em seu campo.
A Lebre acordava já em plena luz do dia. Ele bocejava e se espreguiçava. E só depois saia em busca de comida.
Na maioria das manhãs, a Lebre pegava algumas sementes do armazém da Hiena. Depois, ia para o seu campo e fingia trabalhar. Ele acendia uma fogueia e tostava as sementes. Não fazia nada, a não ser comer as sementes tostadas.
Na época da colheita, a Lebre roubava o milho maduro do amigo. Carregava o milho para o seu próprio armazém.
A Hiena reclamou sobre a colheita roubada. A Lebre respondeu: – Talvez os vizinhos roubaram seu milho. Eles estão com fome porque são preguiçosos.
A Hiena pensou sobre esse problema por um bom tempo. E teve uma ideia. Ele pegou o látex das árvores. Colocou aquela cola pegajosa ao redor de todo o campo. O ladrão ficaria preso na cola.
Durante a noite, a Lebre foi até o campo da Hiena para roubar mais milho. Antes de entrar no campo, olhou para os lados para ver se estava seguro.
A Lebre não viu a cola que a Hiena havia espalhado no campo. A Lebre ficou parada em cima da cola e ficou presa. Ele começou a gritar por ajuda.
A Hiena ouviu os gritos e correu para pegar o ladrão. Ele não conseguia acreditar no que via. Era seu amigo, a Lebre, que estava preso na cola!
Desde então, a Hiena seguiu seu caminho e a Lebre seguiu para o outro lado. E isso marcou o fim da amizade deles.

