O Filho Perdido
Little Zebra Books
Magriet Brink

Lucas 15:11-32

Certo homem tinha dois filhos.

1

O mais novo disse ao pai: "Pai, quero a minha parte da herança agora."

O pai, então, dividiu os seus bens entre os dois filhos.

2

Poucos dias mais tarde, o filho mais novo juntou tudo o que tinha e partiu para um país distante.

3

Ali desperdiçou toda a herança que tinha recebido, vivendo uma vida libertina.

4

Quando ele já tinha gastado tudo, houve uma grande fome por todo aquele país, e ele começou a passar necessidades.

5

Então ele foi procurar emprego com um dos cidadãos daquele país, que o mandou para sua fazenda para dar de comer aos porcos.

6

Ali, com fome, ele desejava comer até mesmo das alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. Quando ele caiu em si, disse: "Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui morrendo de fome!"

7

"Vou me levantar, irei para a casa de meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e nem mereço mais ser chamado seu filho. Aceite-me como um de seus empregados."

8

Então ele se levantou e foi para a casa de seu pai.

9

Enquanto o moço ainda estava longe, o pai o viu e ficou comovido. Então, correu ao seu encontro, abraçou-o e o beijou.

O filho lhe disse: "Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado seu filho."

10

Mas o pai disse aos seus servos: "Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam-no com ela e ponham um anel no seu dedo e sandálias nos seus pés. Também tragam e matem o bezerro gordo. Vamos comê-lo e nos alegrar. Pois este meu filho estava morto e voltou a viver; estava perdido e foi achado!"

E todos começaram a festejar.

11

O filho mais velho estava no campo. Quando regressou, ao chegar perto da casa, ouviu o barulho da música e da dança. Então, chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo. E ele disse: "O seu irmão voltou para casa são e salvo, por isso seu pai mandou matar o bezerro gordo."

12

O filho mais velho ficou muito irritado e não quis entrar em casa. Seu pai, então, veio para fora e insistiu que ele entrasse. Mas ele disse a seu pai: "Todos estes anos eu tenho trabalhado para o senhor e nunca desobedeci a nenhuma de suas ordens."

13

"Entretanto o senhor nunca me deu sequer um cabrito para eu poder festejar com meus amigos! Mas quando esse seu filho, que desperdiçou os seus bens com prostitutas, volta, o senhor mata o bezerro gordo para ele."

14

O pai então lhe disse: "Meu filho! Você está sempre comigo e tudo o que é meu é seu. Mas nós tínhamos que festejar e nos alegrar, pois seu irmão estava morto e agora voltou a viver; ele estava perdido e foi achado."

15

16
You are free to download, copy, translate or adapt this story and use the illustrations as long as you attribute in the following way:
O Filho Perdido
Author - Little Zebra Books
Adaptation - Little Zebra Books
Illustration - Magriet Brink, Leo Daly
Language - Portuguese
Level - Longer paragraphs