

O Manuel gosta muito das árvores. Ele escreve o que cada pessoa diz sobre as árvores. Professor: As árvores são muito importantes. As árvores limpam o ar para podermos respirar. Agricultor: Quando um local fica sem árvores, não chove e fica tudo seco. Quando tudo fica seco, é difícil ter comida e as pessoas passam fome.
Avô: A árvore faz sombra, dá frutos e remédios. Com a madeira das árvores, fazemos as nossas casas. Mãe: A árvore agarra a terra quando há chuvas e cheias. A árvore protege as casas e as colheitas dos ventos fortes.
O Manuel gosta muito das árvores. Ele sabe que uma árvore é a casa de muitos animais. Um dia, o professor pediu: Meninos e meninas, hoje vão fazer um desenho de uma árvore. Depois vão escrever porque a árvore é importante.
O Manuel fica contente e faz uma árvore bonita. Escreveu o que disseram o professor, o avô, a mãe, agricultor e o que ele sabia. O Manuel não se esqueceu de nada. Ele gosta muito das árvores.
Um dia, o Manuel vê o senhor João Salimo a cortar uma árvore. O Manuel corre para contar à mãe. A mãe explica ao Manuel: Um senhor disse que na cidade precisam de madeira, de lenha e de carvão. As pessoas vão fazer dinheiro com a venda destes produtos.
O Manuel fica triste. Assim vamos secar a terra. Um dia não vamos ter comida. O Manuel teve uma ideia. Ele vai falar com o professor. Manuel: Professor, estão todos a cortar as árvores. Temos de fazer uma reunião com os pais para ensinar que as árvores são importantes.
O professor concorda: É importante avisar as pessoas. Na aula, o professor diz que o Manuel vai mostrar aos pais o seu trabalho sobre as árvores. E pede para a turma fazer um poema para declamar na reunião. No dia da reunião, o Manuel explica tudo tão bem que os pais batem palmas.
No fim da reunião, os meninos e meninas da turma do Manuel recitam um poema. O poema diz: "As árvores são nossas amigas. Sem as árvores não podemos viver." Todos os pais escutam tudo com muita atenção. Então os pais decidem: Vamos plantar árvores por todo o lado.
Os meninos e meninas da turma do Manuel pedem ao professor: Nós queremos plantar árvores. Não queremos viver numa terra seca. O professor concorda: Vamos trabalhar com os pais. Vamos todos plantar árvores!

