

Tic-tac, tic-tac. É o som da máquina de costura do meu pai. Mesmo com o tic-tac, tic-tac, o meu pai ouve-nos, quando chegamos da escola e chama: David, João, venham cá!
Pai: João, senta-te ao meu lado. Meu filho, vem aprender comigo a ser alfaiate. O João senta-se ao lado do pai e aprende. O meu irmão fica triste. À noite, o João diz: Eu não quero ser alfaiate. Eu quero ser professor. Eu gosto de ensinar.
O pai conta que o nosso avô e bisavô era malfaiates. Agora ele é o alfaiate. E ele diz sempre: Depois vai ser a vez do João. É a nossa família que faz a roupa para as pessoas da aldeia. O João já sabe tirar medidas, cortar pano e coser. Mas ele quer ser professor.
Durante o fim-de-semana, o João ajuda os meninos e as meninas que têm dificuldades na escola. A sala de aulas do João é debaixo de um grande cajueiro. Os meninos e as meninas dizem: O João sabe explicar muito bem.
Quando a minha professora fala das profissões, ela diz: Todas as profissões são importantes. Os camponeses, os artistas, os enfermeiros, os camionistas, os polícias, os carpinteiros, os pastores, os alfaiates e os professores todos são importantes!
Eu desenho um alfaiate e um professor. Mostro aos meus amigos: Vou oferecer o desenho ao meu irmão! Eu levo o desenho para casa. O meu irmão João gosta muito do meu desenho. Ele prega o desenho na parede. Ao voltarmos da escola, a máquina de costura do nosso pai não faz tic-tac, tic-tac.
O dedo do meu pai tem uma grande ligadura. Ele está triste: Parti o dedo e dói muito! Não posso trabalhar. Tenho uniformes da escola por fazer. João: Nós vamos ajudar-te! Eu não sei coser. Mas o João disse-me: Eu ensino-te David! O pai olha para nós comovido e a sorrir.
Eu fiquei contente e disse: Acabámos o primeiro uniforme! O meu pai acha que o João é um bom alfaiate e um bom professor. E disse: Um dia vais ter uma sala de aulas e muitos alunos! Eu informei ao pai: Pai, o João já tem uma sala de aulas. É debaixo do cajueiro! Ensina durante o fim-de-semana.
O nosso pai foi ao hospital. O seu dedo ainda não está bom. Eu apresentei o meu irmão aos meus amigos: Este é o meu irmão! Ele é um bom alfaiate. Ele ajuda o pai depois das aulas. Ele vai ser o melhor professor de Moçambique!

